Rosângela

Devo aceitar ser responsável perante o CNPJ do edifício?

Rosângela 4 anos

Sou síndica em prédio, que há uma administradora para cuidar de todos os assuntos burocráticos do condomínio, e essa empresa está responsável pelo CNPJ do referido condomínio. Agora estão querendo que eu preencha um formulário para que o CNPJ passe para a minha responsabilidade, e quando neguei, disseram que é o síndico quem deve assumir a responsabilidade perante a receita federal. Gostaria de saber se isso está correto, pois nunca tocaram nesse assunto a partir do momento em que eu solicitei a vontade de cadastrar o condomínio na nota fiscal paulista, despertaram para essa responsabilidade nas minhas costas. Por favor expliquem-me se devo aceitar, se há obrigação. Grata!





Respostas


Spavieri - Adm - Fspavierii@gmail.com

Olá Rosangela A responsabilidade do CNPJ sempre tem que estar com o sindico porem estranho o fato de a administradora tomar conta disso porem você responde por qualquer crime ou divida que o condomínio fizer, por isso o sindico deve escolher bem quem está cuidado do condomínio, pois ele pode ser responsabilizado por administração fraudulenta caso haja desvio de verbas. Caso saiba como fazer procure conferir bem as pastas de prestação de serviço e se achar que tem alguma coisa de errado procure outra empresa ou implante uma alto gestão que é o que eu recomendo. Estou a disposição para maiores informações. Grato Spavieri

Adriana De Biasi Dorigatti

Olá, Rosangela! É comum sim essa aceitação, uma vez que pela legislação o síndico é responsável civil e criminalmente pelo condomínio, sendo ele o representante legal desta coletividade. Não há com o que se espantar quanto a este fato, ok! Quando houver a troca de síndico, isso automaticamente terá de ser mudado para o próximo que ficar no cargo. Não há qualquer trâmite errado. Quanto ao fato da idoneidade da empresa administradora, não se você como tantos outros síndicos e sindicas devem estar atentos ao trabalho desenvolvido pela empresa, bem como pelas informações, principalmente no âmbito jurídico, que lhes são fornecidas, ok! Um grande abraço, ficando à disposição para demais esclarecimentos.

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha