Rosely

Existe responsabilidade do condomínio quando portão automático fecha e danifica auto em movimento?

Rosely 5 anos

Condomínio sem seguro para danos causados por portão automático. Portão com tempo de 30 seg. e sem sensor de obstáculo, para a paralisação do portão. Na qualidade de condomina do edifício,estava entrando pela garagem com meu auto após abrir o portão com o contrôle remoto quando o mesmo começou a fechar, danificando a porta traseira, paralama e frisos. Não existe o sensor de movimento/obstáculo para parar o portão, o síndico não quer assumir os danos alegando que eu devo ter apertado o contrôle duas vezes, sou condomina a 10 anos portanto já acostumada com o portão, qualquer outra pessoa poderia ter acionado o contrôle durante minha passagem,já que o zelador também estava na garagem com o carro dele e outro condomíno vinha chegando na garagem para sair do prédio.





Respostas


Delima Sínd. Profissional

Se voce Não tiver testemunhas que presenciaram que o portão abaixou qdo estava entrando será dificil o condomínio assumir.

Adriana De Biasi Dorigatti

Olá, Rosely! Que situação chata essa, hein! Coincidiram 3 carros na garagem em movimento e, obviamente, para você provar que a culpa não foi sua vai ser bem complicado...já que, como você mesma disse, qualquer outra pessoa poderia ter acionado sem querer o controle e não ter observado a sua completa passagem pelo portão. Mesmo que exista câmeras de segurança, continua sendo difícil de se provar o que aconteceu. Às vezes, pode ser que ninguém tenha acionado nada e naquele momento o portão teve algum defeito de contato...vai saber, né! Infelizmente, será uma situação muito difícil em que o síndico vai querer reparar os danos no seu carro. Se fosse acionamento do portão pelo porteiro, ainda tem um erro humano cuja responsabilidade fica a cargo do condomínio, mas na sua situação, fica difícil de visualizar algum reparo pago pelo condomínio. Converse com o síndico para ver o que ele diz e o posicionamento a ser tomado por ele, já que deveria ter um sensor de obstáculo ali para impedir o fechamento do portão em cima dos carros...é um equipamento que não custa caro, fácil de se instalar e muito útil para não ter esse tipo de problema. Fico à disposição para outros esclarecimentos. Abraços e boa sorte!

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha