Maria Da Graça Steigleder

Quanto tempo um sindico pode ficar ?

Maria Da Graça Steigleder 5 anos

teremos eleição para sindico ele vai concorrer pela quinta vez pela lei isto pode? Qual o quorum para a eleição ser realizada? Como calculamos o valor do condominio?temos aptos de 1,2 e 3 dormitórios no condominio?





Respostas


Ophício Assessoria Contábil E Condominial

Prezada Maria das Graças, Pela lei não há impedimento quanto ao número de vezes que o síndico pode se candidatar, normalmente a Convenção do Condomínio pode limitar, desde que hajam pessoas interessadas em assumir esta árdua função. Não há quorum especial para eleição, O quorum é por maioria simples dos presentes. A forma de calcular o valor do condomínio é atravéz da fração ideal, conforme o § 3º do NCC: "A cada unidade imobiliária caberá, como parte inseparável, uma fração ideal no solo e nas outras partes comuns, que será identificada em forma decimal ou ordinária no instrumento de instituição do condomínio"

Ex Odo

Maria das Graças, Não há limite estabelecido em lei, veja a Convenção do seu Condomínio o que determina.

Artur De Souza Maciel

Veja a Convenção do Condomínio. Normalmente o síndico eleito poderá ter seu mandato até por dois anos, podendo ser reeleito. Se a convenção não disser nada em contrário, o síndico poderá candidatar-se e ser reeleito quantas vezes quizer, ao sabor da maioria simples.

Cond Edf Maria Zilda

Sim pode desde que não haja limitações na Convenção do seu Condomínio. Usualmente as convenções estabelecem que o síndico pode ser eleito para um mandato de 02 anos, podendo ser reeleito nas assembléias convocadas para este fim.

Edina Becher De Lima

Sra Maria sim o sindico pode candidatar-se novamente, se os moradores querem renovação é votar em outro candidato. A lei não determina quantas vezes o sindico pode se reeleito, a exigencia é que a cada dois anos seja realizada eleições. Para eleições a lei não define quorum especial, verificar na convenção do seu condominio se há esta exigencia. Não havendo pode ser com qualquer numero de presentes em segunda convocação. O rateio das depesas deve ser da forma prevista na convenção do condominio. Sendo a convenção omissa a lei determina que seja feita pela fração ideal no solo, portanto haverá valores diferentes conforme o tamanho de cada unidade.

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha