Silvia Carreira

Gostaria de saber se posso cobrar a taxa condominial de um apto. locado junto com o valor do aluguel?

Silvia Carreira 5 anos

1- É legal cobrar no mesmo boleto a taxa condominial e o aluguel? 2- E se houver atraso, o valor da multa constante no boleto é de 20% e juros de 1% ao mes; esta multa pode ser aplicada também a taxa condominial? Por lei o correto não é 2%? Quais as leis que citam sobre estes procedimentos? Obrigada.





Respostas


Ex Odo

Silvia Não ilegalidade alguma neste procedimento, entetanto, não é recomendável fazer as duas cobranças em boleto apenas, porque o cedente do aluguel é a imobiliária (provavelmente) e o cedente do cota ordinária é o condomínio. E ainda tem o problema da mora que, como disse, é diferente. Sugiro que emita (a imobiliária) um boleto para o aluguel e que o inquilino apresente todo mês o boleto pago do condomínio. Mas isso você deve exigir em contrato junto a imobiliária.

Mb Administradora

Não configura ilegaliade a cobrança realizada pela imobiliaria. Deve-se avaliar quais as obriações que constam do texto contratual pactuado entre as partes, para se definir a legalidade de juros e multas.

Spavieri - Adm - Fspavierii@gmail.com

Olá Silvia Sim, poderá ser cobrado o aluguel junto com o condomínio mas não é recomendado pois quando houver atrasos os juros calculados não serão reais, uma vez que juros de aluguem é um e de condomínio é outro. Grato Fernando

Otto Luiz Del Ben Júnior

Olá. Sugiro a cobrança em separado, tendo em vista a variação da multa e juros contratuais com os cobrados pelo condomínio. Boa sorte !!!

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha