Idelvar Idelfonso Da Costa

Como definir o valor da cota mensal do condominio ?

Idelvar Idelfonso Da Costa 5 anos

Assumi o condominio a 30 dias, a inadimplencia é alta, e o valor da cota mensal esta a 5 anos sem aumento, e gostaria de saber quais são todos os encargos, e custos que devo levar em consideração para definir o valor e como ajumentar se os moradores não participam. temo seis funcionarios eles estão com salarios atrazados ha um mes,.





Respostas


Conquista Auditoria E Assessoria De Condomínios

Idelvar, É fundamental que analise todas as despesas mensais e normais de seu condomínio, definindo um montante minimo para seus pagamentos. A inadimplência, infelismente, é um mal que deve ser administrado e os seus efeitos devem ser suportados por todos os demais condôminos que participam regularmente do rateio. Assim, além da previsão para o pagamento das despesas normais, é fundamental que se inclua uma verba destinada em suprir a parte não cumprida pelos inadimplentes, admitindo-se a utilização provisória, se o seu condomínio tiver, do fundo de reserva, em prazo não superior a 60 dias. O montante necessário, inclusive para repôr eventual saldo devedor e dividas não pagas (salários e encargos trabalhistas), deverá ser rateado entre os condôminos, na proporção da fração ideal de cada um, de imediato, convocando uma assembléia geral extraordinária para referendar a atitude tomada e os parâmetros utilizados para a cota parte de cada um. Observar critérios para a montagem da previsão orçamentária, destacando as despesas normais do dia a dia, como ordinárias, daquelas que poderão ocorrer em carater de manutenção corretiva, melhoramentos e benfeitorias, que serão classificadas como extraordinárias e compostas em fundos especiais, do tipo obras.

Ex Odo

Idelvar, O valor da cota mensal é obtido com o rateio das despesas totais do condomínio pelo número de unidades que o compõe. No cálculo do valor total deve estar inserido o valor relativo a inadimplência, pois as despesas tem de ser pagas, e infelizmente os bons pagadores tem de arcar com esse custo (o custo da inadimplência) daí ser necessário que esse valor componha as despesas globais. Solicite ao contador ou à administradora que elabore uma previsão orçamentária, ela é peça fundamental para a mensuração do valor da cota para a gestão que se inicia. A previsão elencará, grosso modo, as despesas de manutenção, despesas com pessoal( inclusive as provisões), despesas administrativas, despesas eventuais, prestação de serviços, composição do fundo de reservas e inadimplência.

Spavieri - Adm - Fspavierii@gmail.com

Olá Idelvar Primeiro deve analisar a seguinte maneira a cota que tem hoje, você mesmo disse que o índice de inadimplente é auto então primeiramente tente chamar os inadimplentes para acertos. Segundo tente fazer uma projeção de quanto o condomínio gasta por mês e verifique se é possível pagar as contas com o valor que já existe pois intendo que o índice de inadimplente pode vim a aumentar se o valor do condomínio subir. Caso não saiba ou não tenha experiência em acordos tente mais informações sobre como fazer ou em muitas vezes pode até contratar uma pessoa ou administradora que fará isso para você. Grato Fernando e-mail.: fspavierii@gmail.com

Edina Becher De Lima

Idelvar deve-se somar todas as obrigações do condomínio como pagamentos de salários, encargos, benéficos, despesas com compras de material de limpeza e expediente, manutenção, conservação, água, luz telefone, gas, honorários, etc de posse do valor deverá ser somado e dividido entre os condominos de acordo com a forma de rateio disposta na convenção do condominio. Não existe como ficar 05 anos sem aumento por isso esta situação. Em relação ao problema da inadimplência tem que fazer cobrança judicial . Ou então contratar uma empresa que faz cobrança garantida, estas empresas mediante o pagamento de uma taxa que fica entre 5 e 10% fazem toda cobrança para o condomínio e repassa o valor integral da previsão, independente de ter recebido ou não.

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha