Iza Maria Braz

Como obrigar o síndico a prestar contas sem ter que recorrer à justiça?

Iza Maria Braz 5 anos

O Síndico não apresenta prestação de contas obrigando o condômino a solicitar judicialmente.





Respostas


Carlos Henrique Cêra

Você deve fazer o pedido via protocolo ou carta registrada para ficar registrado o pedido e a data. Não havendo resposta, isso é uma falha grave que os outros condôminos vão se sensibilizar. A primeira medida é destituição do síndico, e a eleição de um novo. Art. 1.349. A assembléia, especialmente convocada para o fim estabelecido no § 2º. do artigo antecedente, poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, destituir o síndico que praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio. http://licitamais.com.br/leis/00034 Depois da destituição, o ex-síndico pode ser responsabilizado na justiça por seus atos como síndico.

Otto Luiz Del Ben Júnior

Olá Sra. Iza. Acrescento que poderá reunir um quarto dos condôminos e pormover uma assembléia para o síndico prestar as contas, caso isso não ocorre, não há outra alternativa senão recorrer ao judiciário. Boa sorte.

Ex Odo

Iza, Diante da recusa em prestar contas, que é uma obrigação dele e direito seu, só lhe resta promover uma reunião extraordinária, com edital assinado por 1/4 dos condôminos, exigindo a prestação de contas, ou o ingresso com ação judicial em desfavor desse senhor.

Edina Becher De Lima

Sr Iza o sindico está obrigado legalmente a realizar anualmente uma assembléia geral ordinário onde deverá prestar contas. O sindico que não cumprir esta determinação pode ser destituído do cargo, visto que entre os motivos legais para destituição esta a falta de prestação de contas. Art. 1348

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha