Cláudio Bensabath Ornellas

A taxa de condomínio é paga adiantado?

Cláudio Bensabath Ornellas 5 anos

quando pagamos a taxa de condomínio esta taxa é referente ao mês que passou ou ao próximo mes? Se tenho do dia 1º/12 ao dia 10/12, (mês corrente) para pagar a taxa de condomínio,este valor é referente a este mês ou ao mês passado? Uma pessoa que alugou o apt° dia 15/06, no dia 30/06 pagou a taxa de condominio proporcional aos 15 dias (metade) e alega que só deverá pagar a próxima taxa no dia 01/08 pois para pagar o condomínio ela terá de usar, primeiro, o imóvel por 30 dias. è certo?





Respostas


Carlos Henrique Cêra

Cada condomínio tem sua situação. O importante é que fique claro que se o inquilino pagar antecipado ele vai ter que parar de pagar 1 mês antes de sair. O rateio de despesa é feito normalmente para o mês futuro. Isso é, arrecada-se o que vai ser gasto no próximo mês. Mas na maioria dos condomínios que conheço, a taxa é cobrada posteriormente: o boleto que vence em Dez/08 tem mês de referência NOV/08.

Ophício Assessoria Contábil E Condominial

Prezado Cláudio, Normalmente se refere ao mês anterior, dado que esta arrecadação ( a taxa de condomínio) é um rateio das despesas incorridas. No seu exemplo, a pessoa pagará no dia 10/07, somente a metade daquilo que ela já usou, mas esta divisão é acertada diretamente com o proprietário/imobiliária, se for inquilino, ou com o proprietário anterior, no caso de aquisição. Em Ago/08 ela pagará 100% da taxa. Nota: com respeito a aquisição a obrigatoriedade/responsabilidade pelas cotas de condomínio passa a viger a partir do fechamento do negócio ( lavratura da escritura, assinatura de contrato, etc) e não do dia em que ela resolver se mudar.

Gilseli Lomba Bernardes

primeira parte - depende de como foi fixada pelos condôminos em assembléia; o condominio pode ser por rateio (aí sempre diz respeito ao mês anterior) ou por previsão (pode ser referente ao mês anterior, atual ou antecipado) segunda parte - locação não se confunde com a relação condominial; a obrigação do locatário está prevista na lei de locação e no contrato; a obrigação do locador está na lei de locação e a de condômino (proprietário do apartamento) na lei de locação. para analise e resposta se faz necessária avaliação do contrato de locação.

Artur De Souza Maciel

Normalmente ocorre o seguinte: Estabelece-se a previsão da taxa a ser paga diante das informações de contas a vencer no mês em que for recebida, mesmo que referentes ao mês anterior.

Ex Odo

Cláudio, Por se tratar de um rateio de despesas havidas, se refere ao mês anterior,no seu caso será paga no dia 10/07 apenas a metade daquilo que foi utilizada, contudo ratifico opinião de que esta divisão é acertada diretamente com o proprietário/imobiliária, se for inquilino, ou com o proprietário anterior, no caso de aquisição.

Edina Becher De Lima

Sr Claudio cada condomínio tem sua situação. O Sr deverá verificar com o síndico do seu condomínio. Normalmente o inquilino quando entra no imóvel e o primeiro boleto do condomínio ele paga proporcional ao tempo que ficou no imóvel. Os outros boletos são pagos integralmente. No seu caso por exemplo se o condomínio vence todo dia 30 em 30/06 ele pagou proporcional ( ok) o próximo vencimento é em 30/07 este deverá ser pago integral.

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha