Renato

Qual a melhor forma de o Síndico proceder com o condômino inadimplente?

Renato 6 anos

A inadimplência abre de plano direito ao Síndico de, em nome do condomínio, requerer a quitação em via judicial ou se faz necessário antes que aquele notifique o inadimplente? Como funciona essa cobrança de forma geral? Desde já agradeço o auxílio.





Respostas


Carlos Henrique Cêra

Tem que haver um controle metódico da inadimplência. Sempre após 10 dias de atraso enviar a primeira notificação, depois de 30 dias a segunda e depois de 60 dias cobrar judicialmente. - As notificações não podem atrasar nem um dia. - Deve haver regras claras de desconto, acordo e taxas cobradas (e se possível com aprovação em assembléia).

Marcelo Barbosa

Tratando-se de Condomínio a cobrança dos inadimplentes deve ser realizada de forma rapida e eficiente, pois dependendo do numero de condominos existentes, qulquer um qporém com muita tranquilidade

Ex Odo

Renato, de maneira geral, não há previsão do cumprimento de ritos de pré requisitos para o ingresso com ação judicial de cobrança, desse modo a advertência deve ser dada com intuito de receber mais rapidamente do devedores, a fim de que, chegada a causa aos tribunais, tenha se exaurido todas as possibilidades de acordo amigável.

Edina Becher De Lima

Sr Renato o sindico deve ser ágil em cobrar as taxas vencidas. Em trinta dias após o vencimento deve-se manter contato por telefone e correspondência com o inadimplente a fim de receber amigavelmente o boleto em atraso, não tendo sucesso , especialmente se o condômino deixa de pagar a próxima taxa deve nomear um advogado e entrar com cobrança judicial. Isto deve ser uma norma do condomínio, e todos os condôminos devem saber que será tratado desta forma. A inércia estimula a inadimplência.

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha