Ana Priscila Perez Prillo

Tenho uma dívida de mais de um ano de condominio, sou obrigada a pagar para a advogada do condominio?

Ana Priscila Perez Prillo 6 anos

Já tentei fazer acordo mas não paguei.Agora quero pagar a vista e pedi que a advogada me desce um desconto nos honorários dela,pois o valor cobrado é mais que o dobro da dívida. Sou obrigada a pagar a advada ou posso entrar no pequnas causas e pagar um preço mais justo? Como devo fazer?





Respostas


Marco Antonio Campanella Suster

Cara Ana, via de regra as cobranças sempre são precedidas de "avisos de cobrança" antes que se tomem a decisão de encaminhá-las a um advogado. Certamente, se o fizeram foi porque não obtiveram sucesso e, neste caso, tem o síndico o DEVER de cobrar... Agindo assim o síndico assumiu para o condomínio o ônus das despesas com este profissional. Portanto, nada mais justo que seus honorários sejam pagas dentro do que foi acordado entre ambos. Contudo, entrar em juízo é direito de todos. Entretanto não creio que se lhe foram aplicados percentuais superiores a vinte por cento, do valor total do débito, o que é correto, razão pela qual nada mais justo que efetue o pagamento.

Maria Angela Camini

Vou ter que discordar do senhor acima. Segundo nossa lei brasileira a cobrança de honorários de advogados somente pode ser feita á pessoa que o contratou ou em caso de via judicial onde a parte perdedora é responsável pelo pagamento das custas. No seu caso se não houve cobrança da divida por via judicial não lhe pode ser cobrado honorários de advogado até porque não o contratou. O adsvogado é contratado do condominio e este é quem deve paga-lo. A lei do consumidor é clara quanto a isso e vc não precisa entrar na justiça, vc pode fazer um pagamento em juizo. No foro vc solicita pagar em juizo o valor devido depositando o que vc acha justo ou seja, o valor da divida atualisado mas sem o valor dos honorários. O funcionario do foro fará as anotações sobre oq ue vc está questionando e depositando em juizo e notificará o condominio que terá a opção de retirar o que vc pagou encerrando o caso ou não retirar e questionar o depósito e neste caso segue-se uma ação em que o juiz decidirá quem tem razão. abraços

Jorge

Cara Ana , vc não divulga o valor de sua divida , para as pequenas causas o valor não pode ser superior a 40 salarios minimos . Caso sua divida exceda este valor você devera propor uma ação de consignação de pagamento pela via judicial normal , ou, seja terá que contratar um Advogado, cabe salientar que se não tiver sucesso nesta ação vc terá que arcar com o valor da sucumbencia determinada pelo juiz que pode variar entre 10 a 20 por cento do valor da causa valor este estipulado pelo seu advogado o tema proposto é complexo mais acho que satisfaz sua situação . uma outra possibilidade e tendo o seu condominio fundo de reserva poderá propor aos condominos a distribuição desta verba entre todos , agora tenha em mente que este fundo quando existente é para despesas emergenciais de reelevancia . espero ter contribuido

Ex Odo

Ana, A responsabilidade pelo pagamento de honorários é do condomínio, que foi quem de fato o contratou. Tente um acordo diretamente com o síndico ou ingresse com ação de consignação em pagamento(oferte o pagamento)com o respectivo depósito em juízo e aguarde a solução que o judiciário dará.

Edina Becher De Lima

Sra Ana se achar que os honorários estão acima do normal , pode fazer o deposito judicial do valor das parcelas atrasadas, e aguardar a posição do condominio.

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha