Gustavo Bitencourt

moro no térreo e meu banheiro e quarto apresentam infiltrações já contastadas provenientes do apto de cima. O

Gustavo Bitencourt 5 anos

Detalhe, atualmente não há síndico específico em meu prédio, pois todos se esquivam da responsabilidade...existe apenas uma comissão formada verbalmente para resolver os problemas do prédio. E o proprietário do apto com vazamento está há meses inadimplente com a taxa condominal.





Respostas


Cláudio Augusto Melo

Chame um engenheiro ou arquiteto que resolverá seu problema. Vazamentos podem danificar a estrutura do edifício e caso não sanado o problema a estrutura poderá vir a colapso. Lembre-se que o edf. Areia Branca em Recife, PE, caiu por problemas de vazamento na caixa dágua. Fotografe tudo, peça para vizinhos testemunharem os vazamentos e a realização dos serviços. Peça recibos de tudo o que comprar e pagar. Entre com uma ação contra o condomínio no Tribunal de Pequenas Causas buscando ressarcimento e Perdas e Danos.

Marco Antonio Campanella Suster

Caro Gustavo, diante dos fatos apresentados sugiro que notifique extrajudicialmente (Cartório) o morador do apartamento, assegurando-lhe um prazo de trinta dias para a solução do problema, pois, ninguém pode adentrar em propriedade alheia sem prévio consentimento, ressalvados alguns casos. Acredito que este procedimento não só intimidará o morador como também servirá de instrumento fático para ingressar com ação junto ao Juizado Especial Cível.

Marcelo Barbosa

Prezado Gustavo, Podemos percebrer que o prédio onde você mora precisa, de um trabalho profssional de administração, para que as coisas tenham uma direção e organização. 1- notifique por escrito e com comprovante de recebimento a atual administração do prédio, pedindo ajuda para resolver a questão; 2- comunique a vigilancia sanitária e a defesa civil de sua cidade sobre os fatos, pois vazamentos podem colocar em risco a saúde e a segurança de todo o prédio. Apos estas ações garanto que alguma coisa deve acontecer a seu favor, entretanto, comunique também os responsáveis pelo prédio que, o condominio não pode ficar acéfalo de representante legal, pois a figura do sindico (seja morador ou terceiro) deve existir por força de lei.

Artur De Souza Maciel

Gustavo: Cerque-se de cuidados o suficiente, pelo menos para assegurar seu direito de acionar o proprietário do imóvel superior ao seu através do síndico, conselho consultivo ou fiscal ou mesmo comissão de condôminos. Consiga no cartório de registro de imóveis (o mesmo onde registrou o seu) uma cópia do registro do imóvel de cima e acione o proprietário através de advogado e da justiça. Pense também que a causa possa ser na tubulação (rede geral) do condomínio e compete a ele o conserto. Os conselhos acima são bons que, somados aos meus, lhe darão subsídios para resolver a questão. Espero ter ajudado.

Ex Odo

Prezado Gustavo, Comissão de gestão é uma figura desconhecida pela legislação, seu prédio deveria ter um síndico apenas, contudo, para resolver o seu problema procure se fundamentar com o máximo de documentos possíveis, como bem disseram os colegas, procure o proprietário de fato do apartamento, envie correspondência protocolada aos atuais gestores, primeiro resolva o seu problema depois veja a questào da gestão mal feita. O fato dele estar inadimplente não significa muito, especialmente nesse caso bem peculiar.

Edina Becher De Lima

Sr Gustavo se a figura do sindico fica difícil a solução do problema, pois ele até poderia conseguir na justiça uma autorização de entrada ao provar que as infiltrações provenientes da unidade estão causando prejuízo ao seu apto e podem causar danos as estuturas do prédio. Inexistindo o representante legal o Sr terá que tomar as providencias por si próprio. Não tendo esta comissão nenhuma autoridade para resolver o problema legalmente.

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha