Renata Chioato

O que é necessario para montar uma nova chapa para eleição de sindico?

Renata Chioato 5 anos

Quantas pessoas são necessarias para uma nova chapa? Quais suas funções?





Respostas


Carlos Henrique Cêra

Depende do condomínio. Mas em um condomínio pequeno você precisa ter um sub-síndico, boas propostas, muita vontade e nada mais. Em condomínio médio ou grande você pode montar adicionalmente um conselho consultivo e fiscal com 3 a 5 pessoas cada. Pode frequentemente reunir-se com o conselho consultivo para discutir assuntos gerais do condomínio. E o conselho fiscal deve aprovar a prestação de contas mensalmente, fazer cotações de produtos, renegociar contratos, levantar a idoneidade de empresas... Monte sua proposta com no máximo 2 páginas e entregue para os condôminos apresentando sua chapa e os membros. Converse com os condôminos e se eles não puderem comparecer na Assembléia monte uma procuração dando poderes para você votar por eles na Assembléia.

Edina Becher De Lima

Sra Renata não há necessidade de formação de chapas para eleição de síndico a não ser que a convenção do seu condominio faça esta determinação. A formação de chapas favorece que grupos de amigos se juntem na administração do condominio, decorrendo daí inumeros problemas como formação de “panelinhas”, falta de real conferência dos documentos pelos membros do conselho, ocorrendo por vezes acobertamento entre eles das irergularidades, trazendo enormes prejuizos ao condominio. Normalmente as convenções preveem as funções de síndico, sub síndico, e 03 embros do conselho. O ideal é que estas pessoas coloquem as suas candidaturas individualmente e que sejam eleitos pelas suas qualidades pessoais e não por estarem nesta ou aquela chapa.

Ex Odo

Renata, Não é obrigatório montar chapa de candidatura prévia para as eleições em condomínio, podendo ser feiata até na hora da reunião. Normalmente as chapas são compostas de síndico, sub síndico, 03 conselheiros fiscais e seus suplentes, podendo ainda haver os conselheiros consultivos.

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha