Cinthia Carreiro

Como criar um condomínio?

Cinthia Carreiro 2 anos

Vou comprar um ap. num prédio de 6 unidades. Lá não tem condomínio e as contas compartilhadas estão em nome do meu irmão, que é proprietário há mais de um ano. Comigo, seremos ao todo, 3 proprietários, sendo que o meu ap. e o do meu irmão são de cobertura. Alguns inquilinos não pagam o rateio das contas. Nós 3, proprietários, queremos criar um condomínio para melhor organização e tirar das costas de um só a responsabilidade que é de todos. Como eu e meu irmão temos uma parcela maior de área construída, considerando mais essa proprietária seremos maioria? Não sei sob que termos foram feitos os aluguéis das outras 3 unidades, se existe contrato ou não. E parece-me que um dos proprietários mora em outro estado. Como devemos proceder para legalizar o condomínio em questão?





Respostas


Maria De Lourdes

Peguem a convenção que deve estar no registro de imóveis onde está o registro do seu apto e com ela, mais a ata de eleição de sindico e documentos deste todos autenticados e mais o comprovante de endereço, vá a receita federal e criem o CNPJ do seu condomínio e os mesmos documentos mais o CNPJ vá ao banco e abram a conta bancária. Simples não? Quanto ao que perguntou tira tbém no registro de imóveis a relação dos proprietários e nessa matricula com ela em mãos vc pode entrar em contato com eles para explicar o que pretende....abraços

Mauricio Martins De Faria = Propiciando Felicidade E Revelando Verdades.

--- Inicialmente verifique no Cartório do Registro de Imóveis se existe a convenção registrada, leve sua escritura para facilitar a busca; --- Não existinto a preimeira providência é elaborar a CONVENÇÃO e REGIMENTO INTERNO, com assinatura de 2/3 dos condôminos, firmas reconhecidas em cartório, depois registra-lá no Cartório do Registro de Imóveis; --- Depois realize uma assembléia ekegendo o síndico(a) e demais membros, elabore uma ATA e registre no Cartório de registro de Títulos e Documentos, --- Depois procure a Deleg. da Receita Federal e solicite o CNPJ. PRONTO.

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha