Raquel Becker Dousi

Como funciona o cheque seguro para garantia de aluguel?

Raquel Becker Dousi 5 anos

A administradora do imóvel propôs que eu desse no ato do fechamento do contrato um cheque no valor de 3 aluguéis a título de depósito para garantia de aluguel. Este cheque foi descontado, mesmo não havendo débitos para cobrir. Isso é correto? Este cheque não teria que ficar guardado e só ser descontado casa houvesse alguma despesa ao proprietário ou inadimplência?





Respostas


Thais

ocheque seguro para a garantia de aluguel é um cheque visado

Artur De Souza Maciel

Qualquer cheque, datado e assinado só tem valor por até 6 meses. Depois disso, se depositado será devolvido mesmo havendo fundos, pois sua validade expirou. No seu caso a imobiliária deveria ter-lhe avisado sobre o desconto do cheque para ter o dinheiro em mãos que ficaria depositado numa caderneta de poupança para lhe devolver corrigido quando devolvesse o imóvel.

Ex Odo

Raquel, Como os cheques foram dados como garantia de aluguel, e não tendo débitos, não deveriam ter sidos descontados, configurando esta prática com quebra de contrato, supondo aqui que você tenha um contrato com a imobiliária em que conste cláusula desta natureza. Fica apenas um alerta, na legislação não exsite a figura do cheque pré-datado, pois conceitualmente o cheque é uma ordem d pagamento à vista.

Edina Becher De Lima

Sra Raquel verifique onde está o dinheiro adiantado, porque depois no final do contrato como a senhora terá a devolução deste dinheiro? Será dado 03 meses a mais no imovel? Ou ficará 03 meses sem pagar antes do termino

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha