Julio Braga

Como organizar legalmente uma escala de trabalho com 3 funcionários sem deixar lacunas?

Julio Braga 5 anos

Sou morador de um condomínio em que trabalham 3 funcionários. Gostaria de saber, como posso ajudar a melhorar legalmente a escala de trabalho desses funcionários, sem que haja uma lacuna (ausência) em seus postos de trabalho como acontece hoje. Atualmente, 2 empregados (porteiros) trabalham 12/36, ou seja, uma noite um trabalha, outra noite, outro trabalha, e para esses, o atual horário é das 19:00h às 07:00h. Esta lacuna está localizada entra a manhã e a hora almoço deste terceiro empregado(zelador), que trabalha das 8:00h às 12:00h e de 14:00h às 19:00h de segunda a sexta, sendo-lhe pago, 1 hora extra por estender suas funções até as 19h. ALGUMA SUGESTÂO?





Respostas


Inaldo Dantas

Para cobrir uma portaria 24 horas ininterruptamente, há necessidade de no mínimo 04 funcionários, seja na escala 1236 ou jornada de 6 horas diárias. Com apenas 03 funcionários não é possível sem que vá de encontro às leis trabalhistas.

Segurança Para Condomínio

Caro Júlio. Primeiramente os administradores´, síndicos e moradores precisam assimilar que o trabalho na portaria não mais é local de profissionais incapacitados, aposentados na sua profissão, ou quebra galho como o "severino". O que está em jogo é bem maior dos moradores, ou seja, sua integridade física, moral, emocional, familiar e patrimonial, e isto não tem preço, tem valor. Ou se investe de acordo no serviço de portaria, ou se economiza 100%, traduzindo: Porteiros treinados, capacitados, bem remunerados, com único emprego e horário adequado ou não tem nenhum. alguns horários cobertos não inibem nada, já que haverá a laguna de horários descobertos. Por experiência própria, não aconselho a escala 12x36 para nenhuma empresa, pelos seguintes fatores: 1. Não homem neste mundo que não sinta sono após o almoço ou no silêncio aconchegante da madrugada, seu cérebro, pro instinto o fará buscar alguma forma de sentar, relaxar, descansar, e aos poucos se entrega a desatenção e ao sono; 2. Via de regra, no horário de intervalo para refeição coloca-se um "quebra-galho" na portaria, a faxineira, o zelador, o jardineiro, etc, sem as mesmas habilidades de um porteiro treinado; 3. Geralmente os empregados deejam esta escala para poderem trabalhar em outro local, chegando no trabalho já exaustos, ou buscam descansar na protaria para enfrentar a outra jornada; 4. Após a 6 hora de trabalho, a atenção começa a cair; 5. após a 8 reduziu mais ainda, tornando o trabalho improdutivo ou de má qualidade. Por fim, sugiro o seguinte: O investimento deve estar centrado em 5 Agentes de Portaria, escalados em 6x18, 5x1, (seis horas de trabalho por 18 de descanso) cinco dias de trabalho uma folga. desta forma, suas folgas são retroativas, e sempre terá um domingo, não precisa substituir ninguém para horários de almoço, e o 5º homem é o folguista com um dia a mais para reforço, e cobrir faltas, férias e licenças.Sugiro ainda a terceirização e acompanhar a empresa mensalmente no recolhimento dos impostos e pagamento dos salários. Para se prender os talentos e bons Porteiros, é preciso ter um salário médio entre 1 e meio a dois, mais um plano de assistência médica, mais Vale Alimentação ou uma boa cesta básica e o auxilio Vale transporte. do contrário, a rotatividade na portaria será grande, e isto potencializa a insegurança.Espero ter ajudado. Qualuer coisa entre em contato que tenho farto material para lhe ajudar. Grande Abraço e sucesso. Robert

Entre com Facebook

Não tem Facebook?

Entre com seu e-mail e senha